domingo, 17 de novembro de 2013

GABARITO GRUPOS SANGUÍNEOS

1. Antígeno: toda partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imune.
  Anticorpo: proteína produzida pelo sistema imunológico em resposta a qualquer agente agressor (antígeno), com os quais reage especificamente.

2. Soro: possui anticorpos que combatem toxinas. Não produzem anticorpos, portanto sua ação é combativa. ou seja, destrói os antígenos, mas não impede uma nova contaminação.
    Vacina: produzida a partir de agentes patogênicos ou toxinas previamente enfraquecidas. Atua estimulando a síntese de anticorpos e produzem memória imunológica.

3. Aglutinogênios:  glicoproteínas existentes nas hemácias, responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo; são antígenos encontrados na superfície das hemácias.
  Aglutininas: anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. É um,a proteína que combate aglutinogênio estranho ao organismo.

4.  A = aglutinogênio tipo A
     B = aglutinogênio tipo B
     AB = aglutinogênio A e B
      O = não possui aglutinogênio

5. A recebe sangue dos tipo A e O
    B recebe sangue dos tipos B e O
    AB receptor universal (recebe de qualquer tipo sanguíneo)
    O é doador universal

6.   O fator Rh foi descoberto em 1940 pelos médicos Karl Landsteiner e Alex Wrener ao trabalharem com o sangue de macaco Rhesus. Os médicos injetaram o sangue do macaco Rhesus em cobaias e observaram como resposta a formação de anticorpos capazes de aglutinar as hemácias provenientes dos macacos. Para que o anticorpo tenha produzido antígenos deveriam estar presentes nas hemácias dos macacos. Assim, esse antígeno foi denominado de fator Rh , devido ao nome da espécie Rhesus dos macacos. Por sua vez, o anticorpo produzido nas cobaias foi denominado de anti-Rh.

7. Fenótipos: Rh+ e Rh-

8. Eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido é quando ocorre hemólise das hemácias ado feto, ou seja, o sangue do feto é aglutinado pleos anticorpos da mãe. Ocorre quando a mãe é Rh- e já tenha tido uma criança Rh+.

9. Após o  nascimento da primeira criança injeta-se na mãe Rh- o soro contendo anti Rh, que destruirá as hemácias fetais que possam ter passado pela placenta, bloqueando o processo que sintetiza anticorpos contra o sangue Rh+.

10. Sistema MN

Nenhum comentário:

Postar um comentário