quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013



Uma Introdução ao Conhecimento Científico e Biológico

O ensino das Ciências Naturais, está vinculado de alguma forma  aos princípios e às leis enunciadas por Newton, à geometria de Euclides, aos referenciais de Descartes e aos postulados do positivismo de Augusto Comte, os quais já foram acrescidos de muitos outros conhecimentos e teorias que precisam fazer parte da realidade e das pesquisas educacionais.

Hoje, os cientistas esforçam-se para resgatar princípios que foram marginalizados e que muito podem contribuir para a construção de novos conhecimentos. 

Pode-se perceber que as componentes curriculares que integram as Ciências da Natureza estão cada vez mais dependentes entre si e com a Matemática, a Filosofia e a Linguagem, deixando de ser apenas disciplinas descritivas e classificatórias e apresentando-se como elementos questionadores e inquiridores.

O mundo que antes se pensava ordenado, estático, obediente e submisso, mostra-se cada vez como algo caótico, mutável e sujeito à dinâmica energética que perpassa e expressa os conceitos de corpo, matéria e fenômeno.

A Biologia olha para os corpos vivos como sede de interações as mais diversas e como potencial de possibilidades de reordenamento e reorganização diante dos desafios que as condições ambientais lhes impõem.

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